PUBLICIDADE

Estados Unidos

NY decreta estado de alerta elevado por gripe suína

26 abr 2009 - 18h16
(atualizado às 18h32)
Compartilhar

As autoridades de Nova York ativaram seu plano de preparação para uma emergência de saúde e decretaram alerta elevado diante da possibilidade do surgimento de mais casos de gripe suína no estado, o mais afetado dos Estados Unidos.

Escola em NY reabre após suspeita de gripe suína:

O governador do estado de Nova York, David Paterson, explicou hoje que estas medidas entrarão em ação depois de o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA ter confirmado oito casos de gripe suína em Nova York.

O fato de que o estado é o mais afetado dos EUA pela gripe suína até agora deixou a população em alerta, já que o vírus é transmitido com muita facilidade e poderia se espalhar rapidamente.

"Quero assegurar a todos que Nova York tem os recursos de vigilância de doenças, laboratórios e sistemas de atendimento de saúde mais fortes da nação", disse Paterson em comunicado.

As autoridades estaduais habilitaram hoje uma linha telefônica gratuita para informar os cidadãos sobre a gripe suína. Nas primeiras horas de atividade, o serviço recebeu mais de 300 chamadas.

O comissário de Saúde do estado, Richard Daines, acrescentou: "Estivemos nos preparando para uma situação como esta há anos".

"Temos a melhor saúde pública para fazer frente à gripe suína.

Estamos pondo em prática planos que foram desenvolvidos e testados durante muitos anos. Nossas reservas de provisões médicas serão mobilizadas conforme o necessário", afirmou Daines.

Paterson insistiu em que, "até o momento, não houve um aumento do nível de atividade da gripe suína, embora o foco se encontre ainda nos períodos iniciais", e anunciou que os testes realizados em outros oito possíveis casos em distintas localidades de Nova York deram negativo para a doença.

O Governo americano já havia declarado hoje uma situação de "emergência em saúde pública" por causa do surto de gripe suína, que já afetou 20 pessoas no país, embora apenas uma delas tenha sido hospitalizada.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade