PUBLICIDADE

Estados Unidos

NSA teme que revelações de Snowden mostrem detalhes sobre espionagem da China

11 jul 2013 - 18h55
(atualizado às 19h06)
Compartilhar

A Agência de Segurança Nacional americana (NSA) teme que os dados obtidos pelo ex-técnico Edward Snowden possam colocar em evidência os programas de espionagem ao governo chinês, informou nesta quinta-feira em artigo o jornal "The Washington Post".

A revisão interna da NSA cogita a possibilidade de que Snowden possa ter tido acesso a informações sobre espionagem internacional que prejudique essas operações no futuro porque elas podem revelar as vulnerabilidades de países como a China.

Os funcionários americanos consultados pelo jornal temem que novas revelações mostrem detalhes sobre os métodos de espionagem eletrônica internacional e permitam que os países estrangeiros solucionem suas vulnerabilidades atuais.

Segundo um dos funcionários consultados, Snowden teve acesso a centenas de milhares de páginas de informação das redes internas da NSA, mas outra das fontes considera que devido ao que foi revelado até agora não parece que o jovem tenha a sua disposição dados de inteligência de maior valor.

"Conseguiu muito, mas nem sequer está perto do maior", disse a fonte.

O jornalista do "Guardian", Glenn Greenwall, com quem Snowden manteve contato para iniciar a divulgação dos documentos sobre espionagem, advertiu que, se acontecer algo com seu informante, toda a informação da qual teve acesso será publicada.

Até o momento, Snowden revelou detalhes de um programa que compila diariamente milhões de registros de ligações telefônicas nos EUA e de outro que poderia ter acesso aos servidores das maiores empresas americanas de internet para monitorar as comunicações.

Além disso, denunciou as técnicas de espionagem a seus parceiros, como países da União Europeia e da América Latina, que pediram explicações a Washington pelas intromissões.

Apesar de não terem sido revelados grandes detalhes sobre como é feita a espionagem da China e de funcionários do governo chinês, as informações divulgadas por Snowden já repercutem nas relações bilaterais de Estados Unidos e China.

Nesta semana, em pleno diálogo estratégico entre China e EUA em Washington, os documentos de Snowden diminuíram o impacto das queixas da Casa Branca sobre a ciberespionagem supostamente feita por Pequim a alvos americanos.

Segundo o "Washington Post", o governo americano está muito incomodado com os contratempos diplomáticos que estão sendo provocados pelas informações divulgadas por Snowden.

EFE   
Compartilhar
Publicidade