PUBLICIDADE

Estados Unidos

Governadores pedem ao Congresso fim do embargo a Cuba

14 out 2015 - 19h11
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Enrique De La Osa / Reuters

Os governadores de nove estados dos EUA, predominantemente produtores agropecuários, pediram ao Congresso que suspenda o embargo a Cuba, dada a importância do país como mercado para muitos produtos agrícolas americanos.

Em carta assinada na sexta-feira passada e divulgada nesta quarta-feira, os governadores de Alabama, Califórnia, Idaho, Minnesota, Montana, Pensilvânia, Vermont, Virgínia e Washington alegam que o embargo os impede de lucrar com novas oportunidades de negócio.

"Escrevemos para compartilhar com os senhores o nosso apoio ao término das sanções comerciais contra Cuba", dizem os governadores na carta, dirigida ao presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, ao líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, assim como aos líderes da minoria democrata na câmara alta, Harry Raid, e na baixa, Nancy Pelosi.

"Está na hora de o Congresso agir e eliminar as restrições financeiras, de viagens e outras que impedem o comércio e troca normal entre nossa nação e Cuba", acrescentaram.

Os governadores lembraram que, desde que em 2000 se permitiu pela primeira vez em 40 anos as vendas de alimentos e produtos agrícolas ao país sob certas restrições, "Cuba se tornou um importante mercado para muitas matérias-primas agrícolas americanas, mas uma relação comercial sustentável não pode se limitar a um setor".

O setor agrícola americano se queixou diversas vezes sobre os impedimentos que o embargo, principalmente no que se refere às restrições financeiras, representa para o desenvolvimento de seus negócios em um país que importa 80% de seus produtos agrícolas e é um mercado de US$ 1,7 bilhão anuais.

"Concorrentes externos como Canadá, Brasil e União Europeia estão arrebatando cada vez mais da indústria americana sua fatia de mercado" em Cuba, já que não sofrem "as mesmas restrições financeiras", alegaram os governadores.

"Finalizar o embargo criará postos de trabalho aqui em casa, especialmente nos Estados Unidos rural, e gerará novas oportunidades para a agricultura" do país, que vive um "enorme impulso" em suas exportações, que em 2014 alcançaram os US$ 152 bilhões, destacaram.

Assinaram a carta os governadores do Alabama, Robert Bentley; da Califórnia, Jerry Brown; de Idaho, Butch Otter; de Minnesota, Mark Dayton; de Montana, Steve Bullock; da Pensilvânia, Thomas Wolf; de Vermont, Peter Shumlin; da Virgínia, Terence McAuliffe, e de Washington, Jay Inslee.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade