PUBLICIDADE

Estados Unidos

Nova York receberá primeiras doses de vacinas contra gripe

29 set 2009 - 20h46
(atualizado às 21h07)
Compartilhar

As primeiras doses de vacinas contra a nova gripe estarão disponíveis em Nova York a partir da próxima semana em forma de spray nasal, informou hoje o diretor do Departamento de Saúde desse estado, Richard Daines.

Não se sabe que dia especificamente as autoridades de saúde receberão a primeira carga e em que quantidade.

Daines só indicou que cerca de 100 mil doses estão destinadas aos condados situados mais ao norte do estado, afirma o jornal "Daily News", em seu site.

As autoridades de Saúde da cidade de Nova York não puderam precisar quantas doses disponibilizarão nesta primeira rodada de provisões para serem distribuídas entre os cinco condados.

A maioria das primeiras doses estará reservada a trabalhadores da saúde, que são obrigados a se vacinar até dezembro, de acordo com uma nova lei estatal, apesar de muitos terem manifestado sua rejeição e alegarem que é uma violação a seu direito pessoal à livre escolha.

Daines enviou um comunicado em 24 de setembro aos empregados do sistema público de saúde, informando que são obrigados a se vacinar.

"As autoridades declararam que os trabalhadores da saúde terão acesso cedo a esta vacina, antes de outros milhões de indivíduos com semelhantes possibilidades, ou inclusive com mais probabilidade de contrair o vírus da nova gripe, apesar da inconformidade ou mal-estar que este fato poderia significar para muitas pessoas", afirma a carta.

A vacina nasal é recomendada só para pessoas saudáveis, entre 2 e 49 anos, que não estejam grávidas.

Espera-se que as seguintes vacinas estejam disponíveis em injeções e serão de graça.

Outros que receberão as primeiras doses da vacina contra a nova gripe são pessoas consideradas de alto risco pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), como crianças, jovens adultos e indivíduos entre 25 e 64 anos, cuja condição de saúde possa causar-lhes complicações pela gripe sazonal e grávidas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade