PUBLICIDADE

Estados Unidos

Nova York está pronta para enfrentar furacão Sandy, diz prefeito

27 out 2012 - 21h55
(atualizado às 22h37)
Compartilhar

As autoridades de Nova York concluíam neste sábado os preparativos para enfrentar o furacão Sandy, com a esperança de que o fenômeno não atinja a maior cidade da costa leste dos Estados Unidos.

Habitantes da região se preparam para a chegada do furacão. Na foto, barco é rebocado em Freeport
Habitantes da região se preparam para a chegada do furacão. Na foto, barco é rebocado em Freeport
Foto: AFP

"A tormenta começará a ser sentida no domingo ou na madrugada de segunda-feira. É um fenômeno perigoso, mas vamos nos sair bem", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, sobre Sandy, que avança sobre a costa leste dos EUA após deixar 59 mortos no Caribe.

"A trajetória diz que vai atingir a terra um pouco ao sul de nós, na área de Mayland ou Delaware", prosseguiu Bloomberg, acrescentando que não ordenou a evacuação das zonas costeiras, como ocorreu no ano passado com a aproximação do furacão Irene.

"Não ordenamos qualquer evacuação até o momento. Será menos perigoso (que Irene), mas não se enganem, haverá muita água. Estamos trabalhando para garantir que quando a tormenta chegar a cidade esteja bem preparada e os cidadãos, seguros".

Bloomberg falou com o governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, para garantir um correto trabalho de coordenação entre as diversas agências governamentais.

A Autoridade de Transporte Público metropolitano (MTA, sigla em inglês) informou que a partir da noite de domingo poderá suspender os serviços de metrô e ônibus. A regra é interromper os serviços quando os ventos superam os 62 km por hora.

Os responsáveis de parques nacionais e monumentos, como a Estátua da Liberdade, podem anunciar a qualquer momento o fechamento destes locais devido à tormenta.

Todos os trabalhos de reforma e construção de residências e prédios estão suspensos a partir da noite deste sábado.

Sandy, que havia passado à tormenta tropical na madrugada de sábado, voltou à categoria de furacão durante o dia, com ventos firmes de 110 km/h a 120 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami.As previsões apontam que Sandy seguirá paralelamente à costa sudeste dos Estados Unidos durante o final de semana e na terça-feira deve se chocar com uma frente fria vinda do norte, o que pode causar um fenômeno muito violento, com reflexos em Richmond (Virgínia), Washington DC e Nova York, entre outras grandes cidades.

Em agosto de 2011, o furacão Irene deixou 47 mortos e perdas de 10 bilhões de dólares no leste dos Estados Unidos, mas não atingiu diretamente a cidade de Nova York. O fenômeno afetou regiões da Carolina do Norte, Virgínia, Nova Jersey e Vermont.

"Em comparação com o Irene, esperamos um impacto muito mais amplo. O mesmo com o vento", disse James Franklin, chefe do CNH, durante coletiva de imprensa.

O último furacão a atingir Nova York foi Glória, em 1985.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade