PUBLICIDADE

Estados Unidos

Nova tragédia por tornados em Oklahoma deixa ao menos cinco mortos

1 jun 2013 - 08h46
(atualizado às 11h54)
Compartilhar

Vários tornados provocaram na sexta-feira uma tragédia nos arredores de Oklahoma City, no sul dos Estados Unidos, deixando ao menos cinco mortos, entre eles uma mãe e seu bebê cujo carro se acidentou, e afetando quase a mesma região devastada por um fenômeno similar no dia 20 de maio.

O escritório forense de Oklahoma confirmou o balanço de cinco mortos, mas disse que não tinha mais detalhes sobre as vítimas.

Entre os falecidos encontram-se uma mãe e seu bebê, que morreram em um acidente com o carro no qual se deslocavam pela estrada interestadual 40, indicou Betsy Randolph, porta-voz do sistema de estradas de Oklahoma, à rede NBC.

A porta-voz acrescentou que muitas pessoas ficaram feridas em colisões e acidentes automobilísticos nas estradas afetadas pelos tornados.

Vários veículos, entre eles caminhões de carga e seus respectivos reboques, capotaram devido à força dos ventos.

O trânsito foi interrompido na interestadual 40, uma estrada de quatro pistas, devido aos riscos de acidente, explicou Randolph.

O sistema de previsão de tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia com sede em Norman, Oklahoma, recomendou que as pessoas fiquem protegidas e longe das estradas.

Horas antes, os serviços meteorológicos deram o alerta por tornados no estado de Oklahoma, levantado com a chegada da noite, mas mantiveram o alarme por possíveis inundações e fortes ventos.

A governadora do estado, Mary Fallin, declarou-se profundamente preocupada e disse temer uma nova tragédia por tornados em Oklahoma.

"Estou aqui em frente ao Capitólio e está chovendo granizo, e há fortes ventos e chuvas. As sirenes de alertas por tornados foram ouvidas diversas vezes", relatou Fallin à rede CNN.

Segundo informações fornecidas por meios de comunicação locais, foram registrados ao menos quatro tornados na região de Oklahoma City, com ventos de até 145 quilômetros por hora acompanhados por fortes chuvas.

A rede de televisão KFOR informou que ocorreram grandes danos nos arredores das cidades de El Reno e Yukon.

Além disso, mais de 170.000 pessoas ficaram sem eletricidade na região metropolitana de Oklahoma City, onde vivem 1,3 milhão de pessoas.

Os tornados também forçaram a evacuação do aeroporto da cidade, que sofreu alguns danos. Os passageiros foram levados a túneis e os voos que chegavam e partiam precisaram ser cancelados.

Esta é a segunda grande emergência provocada pelos tornados nesta região do centro-sul dos Estados Unidos em menos de duas semanas.

Oklahoma City está dentro do chamado "Corredor de Tornados", que se estende da Dakota do Sul ao centro do Texas, uma região particularmente vulnerável a estes fenômenos.

No dia 20 de maio, um tornado de grandes dimensões com ventos de até 320 quilômetros por hora devastou a pequena cidade de Moore, perto de Oklahoma, deixando 24 mortos e 377 feridos e afetando mais de 33.000 pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade