PUBLICIDADE

Estados Unidos

Nos EUA, selfie tirada por macaco não tem direitos autorais

28 ago 2014 - 13h34
Compartilhar
Exibir comentários

O Escritório Americano de Direitos Autorais, nos EUA, negou ao fotógrafo inglês David Slater o direito de propriedade sobre uma foto tirada por um macaco com sua câmera. A terceira edição do Compêndio de Práticas do Escritório Americano de Direitos Autorais descreve que serão registrados pelo Escritório apenas trabalhos criados por seres humanos. As informações são do Los Angeles Times.

<p>Uma das selfies tirados pelo macaco com a câmera de David Slater</p>
Uma das selfies tirados pelo macaco com a câmera de David Slater
Foto: David Slater / Reprodução

No compêndio está escrito que "trabalhos produzidos pela natureza, animais ou plantas" ou "supostamente criadas por seres divinos ou sobrenaturais" não estão inclusos naqueles que podem ser registrados. O primeiro exemplo é "uma foto tirada por um macaco".

A selfie do macaco foi tirada em 2011, quando o fotógrafo estava na Indonésia fotografando a espécie Macaca nigra. Um dos animais roubou a câmera de Slater e tirou centenas de selfies. Muitas ficaram embaçadas, mas outras fotos ficaram ótimas e Slater ficou famoso com o ocorrido. As fotos foram parar na Wikipédia, e o britânico requisitou que fossem retiradas, por terem sido usadas online sem sua permissão. Porém a Wikimedia, empresa americana por trás da Wikipedia, se recusou a fazê-lo.

O profissional alegou que a decisão da Wikimedia de manter a foto em seu banco de dados, do qual qualquer um pode usar sem precisar pagar por direitos autorais, estava atrapalhando sua fonte de renda. A empresa dizia que as imagens foram tiradas pelo próprio macaco, portanto não pertenciam a ele.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade