PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu defenderá em NY expansão de assentamentos

21 set 2009 - 08h18
(atualizado às 08h24)
Compartilhar

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, defenderá a expansão de assentamentos judaicos na Cisjordânia no encontro previsto amanhã, em Nova York, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Assim afirmou hoje o porta-voz do chefe do Executivo israelense, Nir Hefetz, à rádio do Exército israelense, à qual afirmou que "nunca se ouviu o primeiro-ministro dizer que congelará a construção de assentamentos, mas pelo contrário".

A reunião trilateral promovida pelo presidente Obama é vista em Israel - segundo a imprensa local - como um êxito de Netanyahu, que se negou a suspender a construção nas colônias no território ocupado, exigência dos EUA e condição fixada pelos palestinos para retomar o diálogo de paz.

"Há alguns políticos que consideram que parar a construção, ceder território nacional ou prejudicar os colonos em Judéia e Samaria é um ativo, algo que pode ajudar Israel", acrescentou Hefetz, ao se referir ao território ocupado da Cisjordânia.

"O primeiro-ministro Netanyahu não pode se incluir entre essas pessoas", acrescentou. O porta-voz do primeiro-ministro israelense acrescentou que Netanyahu "vê os assentamentos em Judéia e Samaria como uma empresa sionista e os colonos (nesses territórios), como seus irmãos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade