PUBLICIDADE

Estados Unidos

Netanyahu aconselha EUA a rejeitarem acordo nuclear com Irã

Discurso aprofundou sua campanha contra a abordagem diplomática de Obama para o Irã

3 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, faz discurso no Congresso dos EUA.
Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, faz discurso no Congresso dos EUA.
Foto: Gary Cameron / Reuters

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aconselhou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira a não aceitar um acordo nuclear com o Irã, que seria “uma contagem regressiva para um pesadelo nuclear em potencial” por parte de um país que “sempre será um inimigo da América”.

“Se o acordo sendo negociado atualmente for aceito pelo Irã, esse acordo não irá impedir o Irã de desenvolver armas nucleares – irá praticamente garantir que o Irã obtenha essas armas nucleares, muitas delas”, disse o líder israelense no discurso de 39 minutos ao Congresso norte-americano, durante o qual fez uma crítica detalhada da diplomacia de Obama para o Irã.

Em uma aparição que tensionou as relações entre EUA e Israel e foi boicotada por dezenas de democratas, Netanyahu afirmou que o regime do Irã está “radical como sempre”, que não é confiável e que o pacto em negociação com potências mundiais não irá frear a caminhada de Teerã rumo à bomba, “mas abre caminho para a bomba”.

“Este acordo não será uma despedida às armas, será uma despedida ao controle das armas... uma contagem regressiva para um pesadelo nuclear em potencial”, declarou o premiê aos legisladores e visitantes da Câmara dos Deputados. Ele foi aplaudido de pé 26 vezes.

Mais cedo, o israelense foi recebido no local ao som ensurdecedor de vivas e aplausos e trocou apertos de mão com dezenas de parlamentares, incluindo John Boehner, presidente da Câmara, antes de subir ao pódio e afirmar aos congressistas estar profundamente comovido.

No início do discurso, ele procurou minimizar a forte politização de seu comparecimento, que agravou as divisões entre republicanos e democratas no tocante à abordagem da Casa Branca para evitar que o Irã obtenha armas nucleares.

Netanyahu disse estar agradecido a Obama por seu apoio público e pessoal a Israel, incluindo a assistência militar e as contribuições ao sistema antimíssil israelense Domo de Ferro.

“Lamento que alguns vejam minha presença aqui como política”, declarou. “Sei que, não importa de que lado do corredor estejam sentados, vocês estão com Israel”.

O discurso aprofundou sua campanha contra a abordagem diplomática de Obama para o Irã, colocando níveis inéditos de estresse nas relações entre os dois líderes.

Embora tenha sido tratado com frieza pelo governo, Netanyahu se mostrou conciliador ao dizer que não pretendeu desrespeitar Obama ao aceitar um convite para se dirigir aos congressistas dos EUA que foi orquestrado pelos rivais republicanos do presidente.

Ele declarou que os EUA não deveriam aliviar suas restrições até que Teerã “mude seu comportamento”, comentário que pode fortalecer a determinação dos republicanos de manter sanções contra o Irã ou até intensificá-las. Mas o líder do Estado judeu não pediu especificamente por novas penalidades, algo que Obama já afirmou que minaria as conversas em andamento e que levaria a um veto caso aprovadas pelo Congresso.

Cerca de 60 dos 232 democratas do Congresso se ausentaram do discurso para protestar contra o que veem como uma politização da segurança de Israel, tema a respeito do qual a legislatura geralmente concorda.

A ausência de tantos legisladores pode gerar pressão política em Netanyahu a duas semanas da eleição geral de Israel. Muitos israelenses se ressentem do distanciamento de um aliado que fornece a seus país um amplo apoio militar e diplomático.

Na segunda-feira, Obama pareceu descartar qualquer possibilidade de que a firme aliança dos EUA com Israel possa ser arruinada pelo rancor.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que Netanyahu não ofereceu alternativas viáveis às negociações sobre o programa nuclear do Irã durante seu polêmico discurso.

Netanyahu defende aliança com EUA apesar de crise sobre o Irã:

Em declarações dadas aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca junto ao secretário de Defesa, Ashton Carter, Obama disse que não assistiu ao pronunciamento de Netanyahu, mas leu depois a transcrição.

"Não há nada novo. Mas ninguém pode duvidar que o regime iraniano ameaçou repetidamente Israel", comentou Obama, concordando em partes com o pronunciamento do primeiro-ministro israelense.

Porém, o presidente americano disse que Netanyahu não ofereceu alternativas viáveis ao assunto central: como evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear, alvo das negociações entre o Grupo 5+1 e o governo de Teerã.

Obama lembrou que as sanções vigentes forçaram o Irã a negociar. Durante um ano e meio de conversas, o regime de Hassan Rohani congelou o programa nuclear e permitiu inspeções internacionais como nunca tinham ocorrido anteriormente.

"As sanções por si só não são suficientes. Se não chegarmos a um acordo, corremos o risco de o Irã começar imediatamente a acelerar seu programa nuclear. Vamos esperar que haja realmente um acordo sobre a mesa. Não temos que especular", alertou Obama.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade