PUBLICIDADE

Estados Unidos

Não entendemos o que leva alguém a agir dessa forma, diz Obama

20 jul 2012 - 11h46
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou condolências às vítimas do tiroteio de Aurora, em Denver, nesta sexta-feira. Discursando em rede nacional direto de Fort Myers, na Flórida, o líder disse que "talvez nós nunca entendamos o que leva alguém a aterrorizar seres humanos dessa forma". Doze pessoas morreram e outras 38 ficaram feridas depois que um atirador identificado como James Holmes abriu fogo na estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge no Estado do Colorado.

EUA: jovem diz que pensou que tiros fossem fogos de artifício:

Veja casos de atiradores solitários

Muito aplaudido, Obama lembrou que, em um momento como este, o país está unido "como uma família". "Nesta manhã, quando acordamos, recebemos a notícia de uma tragédia que nos lembra tudo o que nos une como americanos", declarou, classificando o tiroteio como "sem sentido". Obama estava na Flórida para um evento eleitoral, mas seu discurso de campanha foi substituído por um apelo de união. "Vão haver outros dias para a política, eu penso que este é um dia para orações e reflexões", disse, para em seguida afirmar que a "vida é muito frágil" e que o "nosso tempo aqui é limitado e precioso".

Obama cancelou a viagem pela Flórida após saber do massacre. Ele havia chegado ao Estado na quinta-feira para realizar uma viagem de dois dias por várias cidades da região, na qual empata com seu adversário Mitt Romney em intenções de voto para as próximas eleições presidenciais, que devem ocorrer em novembro. "Eu espero que todos vocês mantenham as pessoas de Autora em seus corações e mentes hoje", disse. "Vamos fazer o possível para ficar ao lado dos nossos vizinhos do Colorado", acrescentou. Ao final da fala, pediu um minuto de silêncio a todos os presentes. "Obrigado a todos. Deus abençoe os Estados Unidos da América", finalizou.

Comunicado
Pouco após ter conhecimento do massacre na cidade de Aurora, Obama emitiu um comunicado no qual declarou que ele e sua esposa, Michelle, estavam "comovidos e impressionados" com a tragédia. "Michelle e eu estamos comovidos, impressionados e tristes com o tiroteio. Esta é a hora de expressar todo nosso apoio e solidariedade às pessoas de Aurora neste momento difícil". Obama ofereceu ajuda das autoridades federais para a investigação do massacre e para a detenção do suspeito.

"As polícias federal e local responderam ao fato e meu Governo fará o possível para apoiar o povo de Aurora. Comprometemo-nos a levar o responsável à justiça, a fim de garantir proteção de nosso povo e cuidado com os feridos". O candidato à presidência Mitt Romney também emitiu um comunicado que diz que ele e sua esposa Ann estão "profundamente tristes" pelo massacre do Colorado. "Oramos pelas famílias das vítimas nesse momento de imenso sofrimento. Esperamos que a pessoa responsável por este crime terrível seja levada à justiça em breve".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade