PUBLICIDADE

Estados Unidos

Mulheres são esterilizadas sem consentir em prisões nos EUA

Foram registrados 144 casos de mulheres que passaram pelo procedimento na Califórnia; em 39 casos a paciente não assumiu permitir a cirurgia

22 jun 2014 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mulheres foram esterilizadas por meio de "laqueadura tubária bilateral"</p>
Mulheres foram esterilizadas por meio de "laqueadura tubária bilateral"
Foto: Reuters

Um relatório denuncia que dezenas de mulheres passaram por cirurgias de esterilização em prisões da Califórnia nos últimos anos. A cirurgia, que acontece sem o consentimento da vítima, foi aplicada em pelo menos 39 mulheres entre os anos de 2005 e 2011. As informações são do BuzzFeed.

De acordo com o material publicado sobre o assunto, as mulheres foram esterilizadas por meio de "laqueadura tubária bilateral", um procedimento que bloqueia as tubas uterinas para impedir que a mulher tenha filhos. 

Segundo a lei da Califórnia, esse procedimento é legal, se consentido pela mulher. Foram registrados 144 casos de prisioneiras que passaram pelo procedimento, mas em 39 deles não houve a assinatura do termo de consentimento.

Ainda de acordo com a publicação, em todos os demais casos, o termo de consentimento foi assinado pela mulher, mas não houve a presença de uma testemunha, como é solicitado pela lei americana. Os casos estão sendo investigados e os médicos serão punidos.

Violência contra mulher Mutilação genital, apedrejamento e morte; saiba mais sobre a violência contra a mulher

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade