PUBLICIDADE

Estados Unidos

Morte de adolescente em 2012 foi desnecessária, diz secretário dos EUA

15 jul 2013 - 19h40
Compartilhar

A morte do adolescente Trayvon Martin, na Flórida, foi trágica e desnecessária, disse nesta segunda-feira o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, acrescentando que o caso deveria motivar um debate público sobre como prevenir incidentes semelhantes.

Essa foi a primeira declaração pública de Holder sobre o caso desde sábado, quando um júri estadual inocentou o autor dos disparos, George Zimmerman, pelo crime ocorrido em fevereiro de 2012.

"Independentemente da determinação legal que será feita, acredito que esta tragédia oferece mais uma oportunidade para que nossa nação fale honestamente sobre as questões complicadas e emocionalmente carregadas que esse caso motivou", disse Holder numa convenção do grupo negro Delta Sigma Theta.

Embora inocentado pela lei da Flórida, o autor dos disparos pode ser julgado sob uma lei federal relativa a crimes de ódio.

Essa lei exigiria que o governo provasse além de qualquer dúvida razoável que Zimmerman, que é branco e latino-americano, matou Martin, que era negro, por causa motivo racial.

Holder disse que o Ministério Público vai decidir o que fazer com base nos fatos do caso e da lei.

(Reportagem de David Ingram e Lawrence Hurley)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade