PUBLICIDADE

Estados Unidos

Morre nos EUA guitarrista e cofundador do Jefferson Airplane

29 jan 2016 - 00h34
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O guitarrista Paul Kantner, um dos fundadores do famoso grupo de rock psicodélico Jefferson Airplane, morreu nesta quinta-feira aos 74 anos em San Francisco, nos Estados Unidos, informou o jornal San Francisco Chronicle. O músico, que morreu de falência múltipla dos órgãos, teve vários problemas de saúde nos últimos anos e tinha sofrido um ataque cardíaco em março de 2015.

Nascido em 17 de março de 1942 em San Francisco, Kantner fez parte do Jefferson Airplane, uma das bandas emblemáticas da psicodelia e do som californiano dos anos 1960. A ideia de formar o grupo partiu do cantor Marty Balin, que se encarregou de recrutar companheiros, entre os quais estava Kantner.

A banda completou sua formação inicial com o também guitarrista Jorma Kaukonen, a vocalista Signe Toly, o baixista Bob Harvey e o baterista Jerry Peloquin.

O Jefferson Airplane começou suas atividades em 1965 e se destacou como um dos expoentes da efervescente e ácida cena musical de San Francisco graças a discos como "Surrealistic Pillow" (1967) e canções como "Somebody to Love" e "White Rabbit". Além disso, o grupo participou de festivais memoráveis da era hippie como Woodstock, Monterey e Altamont.

A banda viveu constantes mudanças em sua composição e, em 1974, Kantner reformulou o Jefferson Airplane junto com a vocalista Grace Slick sob o nome de Jefferson Starship. Antes disso, Kantner iniciou sua carreira solo com o disco de estreia "Blows Against the Empire" (1970). 

O falecido guitarrista também participou da reunião do Jefferson Airplane em 1989.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade