PUBLICIDADE

Estados Unidos

Morre o criador de Yoda e Chewbacca, Stuart Freeborn

7 fev 2013 - 18h07
Compartilhar

O maquiador britânico Stuart Freeborn, criador de criaturas cinematográficas como Yoda, Jabba The Hutt e Chewbacca, da série de filmes "Guerra nas Estrelas", morreu aos 98 anos por complicações de saúde, informou nesta quinta-feira a imprensa americana.

Freeborn morreu na terça-feira em Londres após uma vida dedicada à sétima arte.

"Stuart era uma lenda da maquiagem quando começou em 'Guerra nas Estrelas'. Trouxe consigo não só décadas de experiência, mas também ilimitada energia criativa. Sua destreza e seu artesanato viverão para sempre nos personagens que criou", disse o cineasta George Lucas, criador da saga intergaláctica.

Antes de fazer parte da equipe de "Guerra nas Estrelas", Freeborn já tinha trabalhado em títulos como "2001: Uma Odisseia no Espaço", para o qual desenvolveu os hominídeos que aparecem na conhecida sequência "Dawn of Man" do clássico de Stanley Kubrick.

O maquiador também realizou as múltiplas transformações do ator Peter Sellers em "Doutor Fantástico", também de Kubrick.

Em sua filmografia se encontram também filmes como "Oliver Twist", "A Ponte do Rio Kwai", "A Profecia", a saga "Superman" e "Top Secret!".

EFE   
Compartilhar
Publicidade