PUBLICIDADE

Estados Unidos

Morales: documentos querem gerar desconfiança na América Latina

3 dez 2010 - 16h02
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta sexta-feira que os telegramas da diplomacia americana revelados pelo WikiLeaks demonstram que Washington busca "criar desconfiança" entre os governos da América do Sul, mas que, ao contrário, unirão ainda mais a região.

Evo Morales diz que documentos do WikiLeaks tem por objetivo gerar desconfiança na América Latina
Evo Morales diz que documentos do WikiLeaks tem por objetivo gerar desconfiança na América Latina
Foto: Reuters

"Estamos falando do império americano. Esta informação busca enfrentar os presidentes, criar desconfiança. Não vão conseguir. Esta forma de operação feita pelos Estados Unidos nos fortalece", assegurou o governante em entrevista coletiva em La Paz.

Acrescentou que documentos como o que garante que Washington pediu à presidente argentina, Cristina Kirchner, ajuda para moderar a Bolívia, ou os que questionam a "saúde mental" do governante, não afetarão as relações entre La Paz e Buenos Aires.

"Jamais vou desconfiar da presidente Cristina", disse Morales, e acrescentou que os vazamentos demonstram a "falta inteligência no serviço de inteligência" americano, e confirmam suas denúncias sobre "espionagem e conspiração com fins meramente políticos".

Por outra parte, anunciou que o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu desculpas por ter adiado a visita a La Paz, que estava prevista para esta sexta-feira, e prometeu uma viagem oficial "de maior duração" nos próximos meses.



EFE   
Compartilhar
Publicidade