PUBLICIDADE

Estados Unidos

Mississipi, o estado que aboliu a escravidão em pleno século XXI

21 fev 2013 - 10h43
(atualizado às 10h55)
Compartilhar

Os livros de história contam que a escravidão nos Estados Unidos foi abolida em 1865, mas os que serão publicados a partir de agora deverão contar com um detalhe decisivo: o estado do Mississipi não o fez até há poucos dias, 147 anos depois.

A "culpa" foi do cineasta Steven Spielberg, que com seu filme Lincoln despertou a curiosidade de alguns cidadãos pela história de seu próprio estado na época em que foi apresentada a 13ª emenda à Constituição, há quase um século e meio.

Este foi o caso, por exemplo, do doutor em neurobiologia Ranjan Batra, professor da Universidade de Medicina do Mississipi, que após ver o filme se perguntou pela história da abolição da escravidão em seu estado.

"É uma história comovente", disse Batra à Agência Efe sobre o filme. "Após sair do cinema, comecei a investigar um pouco pela internet qual era a situação do Mississipi naquele momento. Na página "usconstitution.net", vi que havia um asterisco junto do nome do estado em relação ao tema da 13ª emenda, e decidi continuar com o assunto".

Embora o Congresso americano tenha aprovado a lei, cada um dos 36 estados que formavam o país naquela época tinha que fazê-lo individualmente, e se até dois terços deles não aceitassem a abolição, ela não entraria vigor. O Mississipi ficou fora.

Após assistir ao filme no qual Spielberg narra a luta de Abraham Lincoln para suprimir o direito à posse de um ser humano, Batra, de origem indiana, mas naturalizado americano em 2008, compartilhou suas inquietações com seu amigo Ken Sullivan, especialista em anatomia na mesma universidade em que trabalha.

"Procurei Ken porque ele tem experiência política no estado, e lhe pedi que me ajudasse a comprovar que parte do processo estava incompleta", acrescentou Batra.

Em 1865, o Mississipi se negou a assinar o texto, mas Sullivan, morador do estado há muito tempo, lembrou que em 1995 tanto o Senado como sua Câmara dos Representantes locais tinham enfim aprovado aceitá-lo.

No entanto, ao rastrear a tramitação de papéis de todo o processo, os dois professores descobriram que ainda faltava um último passo e que, efetivamente, o Mississipi ainda não tinha abolido a escravidão em pleno século XXI.

Batra e Sullivan buscaram a cópia da lei nos Arquivos Estaduais, e muito antes do que poderiram imaginar, a encontraram.

"No último parágrafo, vimos que era necessário que o secretário estadual enviasse a lei aos Arquivos Federais para confirmar sua aceitação da 13ª emenda e confirmamos que esse procedimento nunca chegou a ser feito", explicou o neurobiólogo.

Os dois professores entraram então em contato com o atual Secretário estadual do Mississipi, Delbert Hosemann, que após a advertência de ambos apresentou a documentação para a aprovação da lei, no dia 30 de janeiro.

"Não esperávamos conseguir (cumprir os trâmites) tão rápido. (...) Certamente se trata de algo simbólico, mas era necessário tirar esse asterisco do nome do Mississipi e fazer com que a rejeição de todos os estados à escravidão fosse registrada", afirmou o professor.

Assim, graças a Spielberg, a um neurobiólogo de origem indiana e a um doutor em anatomia, nos livros de história constará que o Mississipi aboliu a escravidão em 7 de fevereiro de 2013, quando os Arquivos Federais oficializaram o registro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade