PUBLICIDADE

Estados Unidos

Minnesota e Rhode Island passam a permitir casamento gay nos EUA

1 ago 2013 - 13h16
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de casais homossexuais começaram a formar filas nas Prefeituras e tribunais de Minnesota e Rhode Island, que se transformaram nesta quinta-feira no 12º e 13º Estados americanos a conceder licenças de casamento a casais do mesmo sexo.

O prefeito de Minneapolis, Raymond Thomas Rybak, presidiu uma cerimônia em que 42 casais homossexuais se tornaram os primeiros a se casar na capital de Minnesota. Enquanto isso, o governador de Minnesota, Mark Dayton, decretou 1º de agosto como o "Dia de Liberdade para o Casamento" no Estado.

Imagens de TVs locais mostravam longas filas para o primeiro casamento gay em Minnesota, onde as autoridades calculam que cerca de 5 mil casais homossexuais solicitarão licenças de casamento apenas no primeiro ano.

Simultaneamente, em Rhode Island, as autoridades estatais também começaram a emitir as primeiras licenças de casamento para casais homossexuais, direito que agora abrange toda a região da Nova Inglaterra.

Atualmente, com a inclusão de Minnesota e de Rhode Island, os casamentos homossexuais já são legais em mais de um quarto dos 50 Estados do país, além de Washington D.C., sede da capital americana.

Segundo o grupo defensor dos direitos dos homossexuais "Freedom to Marry", pouco menos de um terço da população americana vive em cidades e Estados que permitem casamentos homossexuais e que reconhecem os de outros Estados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade