PUBLICIDADE

Estados Unidos

Ministro diz que Snowden não cruzou fronteira russa

25 jun 2013 - 06h19
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta terça-feira que o ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem e requerido pelos EUA, não cruzou a fronteira russa e tachou como "inaceitáveis" as acusações americanas.

O ministro disse que a parte russa não tem nada a ver "nem com o senhor Snowden, nem com suas relações com a Justiça americana, nem com seus deslocamentos pelo mundo".

"(Snowden) escolheu ele mesmo sua rota, da qual nós nos inteiramos pelos meios de comunicação. Ele não cruzou a fronteira russa", afirmou em entrevista coletiva, citado por agências russas. No entanto, Lavrov não esclareceu se o fugitivo está ou esteve na área de passagem do aeroporto de Moscou, onde chegou no domingo passado vindo de Hong Kong, segundo a imprensa.

Ao mesmo tempo, o ministro rejeitou as queixas dos Estados Unidos, que solicitaram a Moscou a deportação do homem que revelou uma trama de espionagem em massa das comunicações. "Consideramos absolutamente infundadas e inaceitáveis as tentativas que observamos de acusarem à Rússia de violar as leis dos EUA", disse o chefe da Chancelaria russa. Lavrov acrescentou que "não existe fundamentação jurídica alguma para tal atitude dos funcionários americanos".

Também nesta terça-feira, uma fonte do aeroporto de Moscou disse que Snowden chegou a Moscou vindo de Hong Kong no domingo à tarde e viajaria para Havana no dia seguinte, mas não embarcou para Cuba

Snowden estava viajando acompanhado de Sarah Harrison, uma pesquisadora jurídica britânicas que trabalha para o grupo WikiLeaks. "Ela (Harrison) veio junto com Edward Snowden de Hong Kong no dia 23 de junho por volta das 17h", disse a fonte. "Ele tinha uma passagem para ir para Havana no dia 24, mas não usou. Ela também tinha uma passagem, mas também não usou". 

Ex-CIA abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo

Com informações da agências Reuters

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade