PUBLICIDADE

Oriente Médio

Milhares de palestinos protestam em Gaza contra filme anti-islã

14 set 2012 - 11h52
(atualizado às 11h59)
Compartilhar

Milhares de palestinos se manifestaram nesta sexta-feira em várias zonas da Faixa de Gaza em protesto contra o filme que satiriza o profeta Maomé, o mesmo que gerou uma onda de violência no mundo muçulmano e que, supostamente, teria sido produzido nos Estados Unidos.

Ao contrário dos ataques às representações diplomáticas americanas, que resultaram na morte do embaixador americano na Líbia, Chris Stevens, e mais três funcionários, os protestos ocorrem de forma pacífica e foram iniciados logo após a oração comunitária da sexta-feira em vários povoados da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas desde junho de 2007.

A principal manifestação aconteceu na cidade de Gaza, onde milhares de simpatizantes do Hamas e da Jihad Islâmica percorreram as ruas centrais carregando bandeiras e gritando palavras de ordem contra o filme e, principalmente, contra os Estados Unidos.

Pouco antes dos manifestantes tomarem às ruas, o primeiro-ministro Ismail Haniyeh disse que o filme "é um ataque ao Islã e aos muçulmanos no mundo todo".

"Exibir esse filme é parte da política de injustiça e repressão em direção às nações islâmicas e de sua religião", assinalou Haniyeh, que exigiu que os Estados Unidos se desculpem imediatamente" pelo fato.

O dirigente do Hamas defendeu os protestos como uma forma de "exercer mais pressão para evitar novas tentativas de ataque ao Islã e à doutrina muçulmana no mundo todo", mas ressaltou que os mesmos devem ser pacíficos.

Por sua parte, na Cisjordânia, o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, condenou a realização e exibição do filme, que foi qualificado por ele como "anti-islâmico e anti-humanidade".

"A religião Islã não pertence a ninguém, mas chegou como uma bênção para todos os seres humanos", disse Erekat ao destacar que as tentativas de ofender o Islã "não podem ser consideradas como liberdade de expressão, mas como racismo".

O movimento islâmico de Israel também convocou para hoje uma manifestação de protesto ao término das rezas desta sexta-feira nas mesquitas de Rahat, situada no sul de Israel.

EFE   
Compartilhar
Publicidade