PUBLICIDADE

Estados Unidos

Maré negra pode ser o maior desastre ecológico dos EUA

30 mai 2010 - 11h01
(atualizado às 11h36)
Compartilhar

A maré negra do Golfo do México provavelmente é a pior catástrofe ecológica já enfrentada pelo país, declarou neste domingo Carol Browner, conselheira do presidente americano Barack Obama para temas ambientais falando ao programa "Meet the Press" do canal NBC.

"Isso quer dizer que há mais petróleo vazando no Golfo do México que em qualquer outro momento de nossa história. E isso significa que há mais petróleo que durante a mancha negra provocada pelo Exxon Valdez no Alasca" (1989), acrescentou Browner.

A arriscada operação para conter um vazamento de petróleo no Golfo do México fracassou, informou neste sábado a companhia de petróleo britânica BP, acrescentou que buscará uma nova estratégia. "Depois de três dias inteiros tentando selar o vazamento, fomos incapazes de conter o fluxo" de petróleo, disse o chefe de operações da BP, Doug Suttles, em uma entrevista coletiva à imprensa.

"Tomamos a decisão de passar para uma nova opção" nos esforços para obter êxito nesta operação, acrescentou. Questionado sobre o que falhou na última operação, batizada "Top kill", Suttles disse que não sabe. "Não temos claro", explicou. "Não fomos capazes de conter permanentemente o fluxo", acrescentou. A guarda costeira americana disse estar decepcionada com o anúncio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade