PUBLICIDADE

Estados Unidos

Maré negra deve chegar ao litoral da Flórida em 72 horas

2 jun 2010 - 17h40
(atualizado às 18h25)
Compartilhar

A mancha criada pelo vazamento de petróleo há mais de um mês no Golfo do México está a ponto de alcançar o litoral da Flórida depois de ter contaminado a costa da Lousiana, no que o governo já considera a pior catástrofe ecológica dos Estados Unidos. O petróleo está a apenas 11 km da costa do turístico Estado da Flórida, segundo a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Obama visita praia afetada por vazamento de óleo:

"A mancha de petróleo deverá alcançar as costas do estado nas próximas 72 horas", afirmou, por sua parte, um funcionário da Agência de Proteção ambiental da Flórida, num momento em que falta pouco para o início da temporada de verão do hemisfério norte. Os ventos e as más condições climáticas dificultam os trabalhos de limpeza, informaram os funcionários.

"É inevitável que vejamos petróleo em nossas praias", disse Keith Wilkins, encarregado de serviços comunitários do condado de Escambia, após conhecer os prognósticos para os próximos dias. O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou a costa estadual voltada para o Golfo do México e condados do sul, inclusive Miami, em estado de emergência, por temor de que a corrente marinha possa arrastar parte da maré negra.

Enquanto isso, o presidente Barack Obama prometeu, nesta quarta-feira, conseguir os votos necessários no Senado para aprovar sua lei sobre energia e clima, afirmando que a "catástrofe" provocada pelo vazamento de petróleo no Golfo do México pôs em evidência sua importância. "A única forma de fazer com que a transição para energias limpas tenha sucesso é que o setor privado se envolva completamente", afirmou Obama, segundo o texto de um discurso que dará esta quarta em Pittsburgh (leste).

"A única forma de fazê-lo é fixar, finalmente, um preço para a contaminação com carbono", acrescentou, lembrando que a câmara baixa já adotou o texto, que até agora está parado no Senado. "Talvez neste momento não tenha os votos, mas tenho a intenção de encontrá-los nos próximos meses", disse Obama, que na terça-feira tinha prometido tornar legalmente responsáveis os culpados pela "catástrofe".

Até agora fracassaram todas as tentativas da petroleira BP para conter a pior mará da história americana. Os engenheiros da British Petroleum (BP) agora preveem colocar um 'funil' com o objetivo de recuperar o petróleo que flui a 1,5 mil m de profundidade e armazená-lo num navio na superfície. O plano já encontrou seu primeiro obstáculo na quarta-feira, quando uma serra que estava sendo usada para cortar tubulações danificadas no poço travou.

"Qualquer um que tenha usado uma serra sabe que de vez em quando trava. Isso é o que está acontecendo aqui", disse Thad Allen, oficial da Guarda Costeira americana. Segundo Allen, agora espera-se conseguir destravar a serra ou enviar uma nova. Se todos os canos forem cortados, o passo seguinte seria instalar um funil e bombear o petróleo para um barco na superfície.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade