PUBLICIDADE

Estados Unidos

Mais dois casos de gripe suína são registrados nos EUA

25 abr 2009 - 18h41
(atualizado às 19h25)
Compartilhar

Autoridades nos Estados Unidos alertaram para a existência de dois novos casos de gripe suína no estado do Kansas, assim como para a alta probabilidade de que haja um foco em um colégio de Nova York, onde oito estudantes foram comprovadamente contaminados por uma gripe tipo A.

Uma das responsáveis do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, a médica Anne Schuchat, alertou hoje que o vírus se espalha com muita facilidade e que é impossível contê-lo.

Até o momento, o CDC confirmou a existência de seis casos na Califórnia e dois no Texas, dos quais só um necessitou de atendimento hospitalar.

As autoridades do Kansas detectaram pelo menos dois casos adicionais, mostrando que o vírus já ultrapassou as fronteiras da Califórnia e do México.

Entretanto, uma das situações mais graves pode ser a do colégio em Nova York, onde 75 estudantes, alguns dos quais viajaram ao México recentemente, começaram ontem a sofrer enjôos, náuseas, febre e dores.

O Comissário de Saúde de Nova York, Thomas Frieden, anunciou em entrevista coletiva que nove dos estudantes se submeteram a um teste médico, e que oito deles tiveram resultado positivo para uma gripe tipo A.

Segundo Frieden, isto quer dizer que este grupo provavelmente foi contaminado pela gripe suína. Entretanto, os resultados definitivos serão divulgados amanhã pelo CDC.

"Atualmente, podemos dizer com preocupação que o vírus está se propagando de pessoa a pessoa, com um período de incubação extremamente curto, de um, dois ou três dias. Não sabemos se continuará se espalhando nessa velocidade", disse o comissário de saúde de Nova York.

Frieden reconheceu a gravidade do surto ocorrido no México, onde até o momento morreram 20 pessoas, mas disse que os estudantes de Nova York têm "sintomas leves" e que não correm risco de morrer.

Entenda o que é a gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

Surtos da enfermidade são comuns, mas raramente causam mortes nos animais.

A gripe tende a se propagar mais durante o outono e o inverno, mas são registrados casos durante o ano inteiro.

Existem vários tipos de gripe suína e, assim como acontece no caso da gripe humana, o vírus causador da doença se modifica constantemente.

Os humanos podem contrair a gripe suína?
Normalmente não, mas no passado foram registrados casos em pessoas que tiveram contato próximo com porcos.

Mais raros ainda são os casos documentados de contágio de pessoa para pessoa.

A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Esta doença no México é um novo tipo de gripe suína?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

O quanto as pessoas devem se preocupar?
A OMS afirma que ainda é muito cedo para lidar com a situação como se ela fosse o início de uma pandemia.

Entretanto, o risco existe e a evolução dos casos está sendo acompanhada de perto por especialistas.

Com informações da BBC

EFE   
Compartilhar
Publicidade