PUBLICIDADE

Estados Unidos

Mais de metade dos americanos é favorável ao casamento homossexual

29 jul 2013 - 16h04
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que 52% dos cidadãos americanos são favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos.

A pesquisa, do instituto Gallup, ouviu entre os dias 10 e 14 de julho 2.027 adultos escolhidos por acaso em todo o país e tem margem de erro de três pontos percentuais.

"Entre todos os maiores grupos demográficos, políticos e religiosos do país, o apoio para as leis propostas vai de 77% entre os que se descrevem como 'liberais' e 76% entre os que não têm afiliação religiosa, a 23% para os que vão semanalmente à igreja e 30% entre republicanos e conservadores", divulgou o instituto.

Entre os católicos, maior denominação cristã dos Estados Unidos, o apoio à legalização dos casamentos de homossexuais chega a 60%, e somente a 38% dos protestantes.

No final de junho, a Suprema Corte dos EUA declarou inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento, que definia o matrimônio como "a união entre um homem e uma mulher" e impedia, portanto, que os homossexuais casados nos estados onde a união é legal tivessem direito aos benefícios fiscais em nível federal.

Atualmente em 12 dos 50 estados do país, mais o Distrito de Columbia (onde está Washington, a capital), o casamento homossexual é legalizado: Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont, New Hampshire, Nova York, Maryland, Washington, Maine, Rhode Island, Delaware e Minnesota.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade