PUBLICIDADE

Estados Unidos

Maioria nos EUA aprova tortura contra supostos terroristas

Pesquisa mostrou que apenas 15% reprovam uso de tática

30 mar 2016 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A maioria dos cidadãos norte-americanos é favorável ao uso de técnicas de tortura em suspeitos de crimes de terrorismo, revelou uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos e divulgada nesta quarta-feira (30).

Segundo o estudo, 25% dos entrevistados afirmaram que "muitas vezes" o uso do método é justificável e 38% disseram que "às vezes" é preciso recorrer à tortura. Apenas 15% responderam que a medida "nunca" deve ser utilizada, em nenhuma hipótese.

Ao analisar aqueles que se disseram republicanos ou democratas, o levantamento mostrou que 82% dos primeiros se disseram favoráveis à tortura e 53% dos segundos aprovam a medida.

O tema voltou à pauta nos últimos meses, após o polêmico pré-candidato republicano Donald Trump afirmar que traria de volta a técnica de interrogatório conhecida como "afogamento" - banida pelo atual presidente, o democrata Barack Obama. Além disso, o bilionário afirmou que "trará o inferno de volta" para os suspeitos caso seja eleito.

O "afogamento" é considerado uma prática que viola as Convenções de Genebra e recebe críticas de, praticamente, todos os grupos de direitos humanos do mundo.

A pesquisa foi realizada de maneira online entre os dias 22 e 28 de março e perguntava se a tortura pode ser justificada contra "supostos terroristas" para conseguir informações relacionadas ao tema.

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade