PUBLICIDADE

Estados Unidos

Maior foguete dos EUA decola com satélite espião

29 ago 2013 - 08h43
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foguete Delta 4-Heavy não tripulado, o maior da frota dos EUA, decola da Base Aérea de Vandenberg
Foguete Delta 4-Heavy não tripulado, o maior da frota dos EUA, decola da Base Aérea de Vandenberg
Foto: AP

Um foguete Delta 4-Heavy não tripulado, o maior da frota dos EUA, decolou da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, na quarta-feira, para colocar um satélite espião secreto em órbita para o Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos, uma agência de inteligência norte-americana, disseram autoridades.

O foguete, da altura de um prédio de 23 andares, decolou às 11h03 do horário local (15h03 no horário de Brasília) a partir de uma plataforma de lançamento originalmente construída para ônibus espaciais, mas que nunca foi utilizada para esse motivo.

Detalhes sobre a carga do satélite espião do foguete não foram divulgados.

Com três foguetes propulsores, o Delta 4-Heavy é capaz de colocar um satélite do tamanho de um ônibus escolar em órbita em torno dos pólos da Terra.

O lançamento da quarta-feira foi o segundo com o Delta 4-Heavy a partir da Califórnia. O foguete, construído pela United Launch Alliance, uma parceria da Boeing com a Lockheed Martin, também já decolou cinco vezes a partir da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade