PUBLICIDADE

Estados Unidos

Liderança de Hollande é "desejo de mudança", diz imprensa dos EUA

23 abr 2012 - 11h40
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

A vitória de François Hollande no primeiro turno da eleição presidencial reflete um desejo de mudança na França, considerava nesta segunda-feira a imprensa americana, que também se pergunta sobre o futuro da aliança franco-alemã em caso de derrota de Nicolas Sarkozy. Os resultados de domingo "parecem refletir um desejo de mudança na França após 17 anos durante os quais o país esteve dirigido por presidentes conservadores de centro-direita", escreveu o The New York Times.

Segundo o Times, este resultado "pode também constituir o primeiro sinal de uma divergência com a visão alemã da gestão da crise do euro, que faz da dívida e do gasto público os bodes expiatórios, segundo a qual a austeridade deve preceder o crescimento". "De fato, se Hollande for eleito, o confronto com (a chanceler alemã Angela) Merkel parece inevitável", acrescenta o jornal.

Segundo o The Washington Post, Sarkozy paga a conta da crise financeira e econômica: "como outros dirigentes europeus, sua popularidade caía à medida que a crise se estendia". Já o The Wall Street Journal afirma que Sarkozy luta agora por sua "sobrevivência política". "A eleição na França terá implicações para o resto da Europa. Até agora, o país aceitou a austeridade preconizada pela Alemanha para enfrentar a crise. Mas Hollande, favorito para vencer o segundo turno, pressiona os vizinhos a gastar mais para reativar o crescimento". Na costa oeste, o jornal Los Angeles Times constata que o presidente francês "nunca se distanciou de sua imagem de presidente dos ricos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade