PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: líder do Senado de NY e filho são presos por corrupção

Senador estadual é investigado por um possível conflito de interesses ao ter utilizado sua influência política para ajudar seu filho

4 mai 2015 - 14h32
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da maioria republicana no Senado estadual de Nova York, Dean Skelos, e seu filho Adam foram detidos nesta segunda-feira acusados de corrupção. Um porta-voz do FBI confirmou à Agência Efe que Skelos e seu filho se entregaram no começo da manhã às autoridades federais.

O veterano senador estadual é investigado por um possível conflito de interesses, ao ter utilizado sua influência política para ajudar seu filho Adam. Após se entregarem às autoridades, o senador e seu filho devem comparecer nas próximas horas diante de um juiz para a leitura das acusações.

Siga Terra Notícias no Twitter

Como antecipou há semanas o "New York Times", o senador foi contratado como assessor em uma empresa que, após contratar Adam Skelos, teria ganhado um contrato de US$ 12 milhões. O caso está sendo investigado pelo escritório do promotor federal do distrito sul de Nova York, Preet Bharara.

Este é o segundo escândalo só neste ano no legislativo de Nova York. Em janeiro o presidente da assembleia, Sheldon Silver, foi também acusado de envolvimento em um esquema de corrupção. O democrata, de 70 anos, teve que renunciar à presidência da Assembleia e se declarou inocente das acusações de ter aceitado milhões de dólares em subornos.

As duas detenções estão relacionadas à investigação aberta por Bharara depois de o governador do estado, Andrew Cuomo, fechar de surpresa uma comissão anticorrupção criada em 2013. Skelos, 67 anos, representa o condado de Nassau (Long Island) no Senado estadual desde 1985 e se tornou em líder da maioria republicana em 2008.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade