PUBLICIDADE

Europa

Líder checheno culpa serviço secreto dos EUA por ataques em Boston

19 abr 2013 - 12h55
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários
O líder checheno Ramzan Kadyrov
O líder checheno Ramzan Kadyrov
Foto: AFP

O governador checheno Ramzan Kadyrov declarou nesta sexta-feira que os irmãos Tsarnaev, suspeitos de serem os autores dos atentados de Boston, eram pessoas desconhecidas na Chechênia e acusou o serviço secreto americano pela responsabilidade deste drama.

"Não conhecemos os Tsarnaev, eles não viveram na Chechênia, eles viveram e estudaram nos Estados Unidos. O que aconteceu em Boston é de responsabilidade dos serviços especiais americanos", declarou, citado pela agência pública Ria Novosti.

"Se tornou comum associar tudo o que acontece no mundo aos chechenos, culpar os chechenos, mesmo por um tsunami", disse o líder da república instável do Cáucaso russo, conhecido por suas declarações polêmicas.

"Mas uma acusação não é a prova de que essas pessoas estavam envolvidas no que aconteceu", acrescentou.

Os suspeitos dos atentados em Boston foram identificados como dois irmãos chechenos e muçulmanos: Tamerlane Tsarnaev, 26 anos, morto nesta madrugada durante um confronto com a polícia, e Dzhokhar, 19 anos e ainda foragido.

De acordo com um homem identificado como seu tio, Ruslan Tsarni, que falou para uma televisão local, os dois irmãos cresceram no Quirguistão e chegaram aos Estados Unidos há vários anos.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade