PUBLICIDADE

Estados Unidos

Leste dos EUA registra frio recorde nesta terça-feira

A tempestade de neve incomum para a época deixou na sua passagem temperaturas frígidas depois de uma chuva congelante

4 mar 2014 - 20h31
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Memorial para fuzileiros americanos durante a guerra é coberto de neve nesta terça-feira em Washington</p>
Memorial para fuzileiros americanos durante a guerra é coberto de neve nesta terça-feira em Washington
Foto: Reuters

O leste e o centro dos Estados Unidos tiveram frio congelante nesta terça-feira, com recorde de temperaturas baixas em meio a uma perigosa tempestade que deve perder força nos próximos dias.

<p>Gelo cobre 88% das águas dos Grandes Lagos, nível não é visto desde 1994. A imagem foi capturada por satélite da NASA nesta semana</p>
Gelo cobre 88% das águas dos Grandes Lagos, nível não é visto desde 1994. A imagem foi capturada por satélite da NASA nesta semana
Foto: Reuters

A tempestade de neve, incomum para a época, deixou na sua passagem temperaturas baixas que bateram recorde desde 1994, desde o vale do Mississippi até as costa do Atlântico e do Golfo do México.

As temperaturas desta semana ficarão "abaixo da média a leste das Montanhas Rochosas, como tem sido em boa parte do inverno", disse Bob Oravec, do Serviço Meteorológico Nacional em College Park, Estado de Maryland.

A frente congelante levou os termômetros a registrarem 18 graus negativos no Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington, estabelecendo um recorde para o mês, disse o serviço.

Houve também recordes em Baltimore e Scranton, na Pensilvânia; Morgantown, na Virgínia Ocidental; Zanesville, Ohio; e Flint, Michigan.

<p>Caminhões estacionados em beira de estrada no leste de Arkansas durante a madrugada. Os veículos foram proibidos de andar para evitar acidentes </p>
Caminhões estacionados em beira de estrada no leste de Arkansas durante a madrugada. Os veículos foram proibidos de andar para evitar acidentes
Foto: AP

O mais recente de uma série de sistemas de tempo ártico a atingir o leste dos Estados Unidos, a frente fria se espalhou da fronteira canadense ao sul do Texas, onde há previsão de chuva gelada.

O governador do Estado de Arkansas, Mike Beebe, fez um chamado a unidades da Guarda Nacional para ajudar a resgatar motoristas sem condições de sair da rodovia Interstate 40 por causa do gelo, na parte leste do Estado.

A tempestade despejou neve, granizo e chuva em boa parte de Arkansas na noite de domingo, praticamente paralisando o Estado.

O frio severo e as estradas congeladas levaram o governo federal a abrir com atraso as repartições em Washington, depois de fechá-las na segunda-feira.

Escolas, faculdades e órgãos públicos ficaram fechados na região ou abriram tarde.

A expectativa é que o frio dê lugar gradualmente esta semana às temperaturas normais para março, primeiro na área mais central do país e depois nos Estados do leste, disse Oravec.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade