PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: Ku Klux Klan protesta em defesa da bandeira confederada

Bandeira confederada foi motivo de polêmica após o ataque ocorrido em uma igreja da comunidade negra de Charleston

30 jun 2015 - 20h11
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Bandeira dos confederados estava disponível em site de compras, mas foi retirada após pedidos
Bandeira dos confederados estava disponível em site de compras, mas foi retirada após pedidos
Foto: Wikipédia

O grupo "Cavaleiros Leais Brancos", pertencente à organização racista Ku Klux Klan (KKK), convocou um protesto na cidade de Columbia, capital do estado da Carolina do Sul (EUA), para defender a bandeira confederada.

O protesto será realizado no dia 18 de julho nas instalações do Capitólio em Columbia, com o objetivo de "defender a história e a cultura branca que a direita quer apagar dos livros da história", segundo a mensagem que a própria organização deixou nesta terça-feira no jornal The State, de Columbia.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A bandeira confederada foi motivo de polêmica após o ataque ocorrido em uma igreja da comunidade negra de Charleston (Carolina do Sul), onde nove pessoas foram assassinadas a tiros por Dylann Roof, um jovem branco que em várias fotos aparecia junto ao polêmico estandarte e que pretendia iniciar uma "guerra racial".

O crime em Charleston abriu um debate em vários estados do sul do país sobre o uso, em edifícios públicos, da bandeira confederada, que foi adotada na Guerra Civil pelos estados separatistas da Confederação, favoráveis à escravidão, frente aos estados do norte.

Os legisladores da Carolina do Sul discutirão no próximo dia 6 um projeto de lei que visa remover a bandeira confederada do Capitólio.

VÍdeo mostra prisão de suspeito da chacina de Charleston:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade