PUBLICIDADE

Estados Unidos

Kerry diz que assentamentos não devem interromper negociações no Oriente Médio

12 ago 2013 - 18h52
(atualizado às 19h21)
Compartilhar

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse nesta segunda-feira que o anúncio de novos assentamentos de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental "era até certo ponto esperado" e pediu que israelenses e palestinos se preparem para a retomada das negociações de paz nesta semana.

"O que isso mostra é a importância de chegar à mesa (de negociações), de chegar à mesa rapidamente" e resolver as disputas sobre assentamentos e outras questões, disse Kerry.

Ele acrescentou que conversou nesta segunda-feira com a negociadora israelense, Tzipi Livni, e telefonou para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que está se recuperando de uma cirurgia.

O ministro da Habitação de Israel aprovou no domingo planos para 1.200 novos assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, áreas que os palestinos reivindicam como parte de um eventual Estado.

"Os Estados Unidos da América veem todos os assentamentos como ilegítimos", afirmou Kerry, em visita à Colômbia.

(Reportagem de Warren Strobel)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade