PUBLICIDADE

Estados Unidos

Justiça autoriza extradição do traficante 'El Chapo' aos EUA

Criminoso mexicano já foi transferido para prisão na fronteira

9 mai 2016 - 15h31
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

A justiça mexicana autorizou nesta segunda-feira (9) a extradição para os Estados Unidos do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, preso no último dia 8 de janeiro após seis meses de fuga.

No último fim de semana, o criminoso já havia sido transferido sem aviso prévio a uma penitenciária de Ciudad Juárez, município do norte do México que fica grudado em El Paso, já no estado norte-americano do Texas.

El Chapo é alvo de processos na Califórnia por formação de quadrilha e narcotráfico, e sua extradição ainda depende de uma decisão do governo mexicano, embora isso seja dado como certo.

Logo após a captura do criminoso, o presidente Enrique Peña Neto havia prometido fazer de tudo para garantir sua expulsão.

Ex-chefe do cartel de Sinaloa, El Chapo foi preso no último dia 8 de janeiro, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 km. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden. 

Foto: EFE
Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade