PUBLICIDADE

Estados Unidos

Júri dos EUA condena saudita por ataques contra embaixadas na África

26 fev 2015 - 19h56
(atualizado às 19h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um saudita descrito por promotores como um dos auxiliares em que Osaba bin Laden mais confiava foi condenado por um tribunal federal de Nova York nesta quinta-feira devido ao seu envolvimento nos atentados a bomba de 1998 contra embaixadas dos Estados Unidos no Quênia e na Tanzânia.

Um homem deposita uma rosa perto do nome de seu familiar no memorial às vítimas dos ataques de 1998 contra a embaixada dos Estados Unidos em Nairóbi, no Quênia. 07/08/2002
Um homem deposita uma rosa perto do nome de seu familiar no memorial às vítimas dos ataques de 1998 contra a embaixada dos Estados Unidos em Nairóbi, no Quênia. 07/08/2002
Foto: Antony Njuguna / Reuters

Khalid al-Fawwaz, de 52 anos, pode ser sentenciado a prisão perpétua após ter sido condenado por um júri em quatro acusações de conspiração.

O promotor público norte-americano Preet Bharara disse que o veredicto representa a 10ª condenação ligada aos ataques, que mataram 224 pessoas e feriram mais de 4 mil.

"Esperamos que esse veredicto ofereça algum conforto às vítimas da Al Qaeda ao redor do mundo", disse Bharara em comunicado.

Al-Fawwaz não foi acusado de planejar os ataques. Em vez disso, os promotores afirmaram que ele teve uma função-chave como contato de Bin Laden enquanto vivia em Londres, disseminando na mídia declarações de guerra por parte de líderes da Al Qaeda e enviando equipamentos a membros do grupo na África.

Al-Fawwaz também foi acusado de operar um campo de treinamento da Al Qaeda no Afeganistão no início dos anos 1990 e de ajudar na liderança de uma célula da Al Qaeda em Nairóbi, a mesma que posteriormente conduziu missões de vigilância prévias aos ataques contra a embaixada norte-americana localizada na capital nigeriana.

Um dos advogados de defesa, Bobbi Sternheim, disse que al-Fawwaz vai apelar da decisão.

(Reportagem de Nate Raymond e Jonathan Stempel)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade