PUBLICIDADE

Estados Unidos

Júri dos EUA condena paquistanês ligado a complô da Al Qaeda

4 mar 2015 - 20h20
(atualizado às 20h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Um paquistanês foi condenado nesta quarta-feira nos Estados Unidos sob acusações de ter conspirado junto à Al Qaeda para promover ataques a bomba contra alvos na Europa e nos EUA.

Imagem de Abid Naseer (esquerda) durante audiência com seu advogado Steven Brounstein (centro) e o juiz Raymond Dearie em 2013. 07/01/2013
Imagem de Abid Naseer (esquerda) durante audiência com seu advogado Steven Brounstein (centro) e o juiz Raymond Dearie em 2013. 07/01/2013
Foto: Jane Rosenberg / Reuters

Abid Naseer, de 28 anos, foi considerado culpado por um júri numa corte federal de Nova York, acusado de ter fornecido material de apoio à Al Qaeda e de ter conspirado para a utilização de dispositivo destrutivo.

Naseer permaneceu impassível enquanto o júri retornou com um veredicto após menos de dois dias de deliberações. Ele pode pegar prisão perpétua, quando a pena for divulgada.

Os promotores norte-americanos afirmaram que Naseer liderou uma célula da Al Qaeda que planejava explodir uma bomba num shopping center de Manchester, na Inglaterra, em abril de 2009.

O ataque era um dos três planejados por membros das células da Al Qaeda. Os outros seriam contra o metrô de Nova York e um jornal em Copenhagen, disseram os promotores.

Naseer foi condenado cerca de seis anos depois de ter sido preso pela primeira vez numa operação britânica de combate ao terrorismo. As autoridades britânicas nunca acusaram Naseer formalmente, mas ele foi depois indiciado nos EUA e extraditado em 2013.

Naseer representou a si mesmo no julgamento. Descrevendo-se como um jogador de críquete semiprofissional, ele negou qualquer ligação com a Al Qaeda ou de ter participado de qualquer conspiração. O advogado destacado pela corte para assessorar o réu disse que ele vai apelar da decisão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade