PUBLICIDADE

Estados Unidos

Julian Assange tem conta bancária fechada na Suíça

6 dez 2010 - 13h54
(atualizado às 14h07)
Compartilhar

A entidade financeira suíça PostFinance anunciou nesta segunda-feira o fechamento da conta aberta pelo fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para receber doações dos seguidores de seu site, especializado na publicação de documentos oficiais secretos.

O australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, está sendo procurado pela Interpol
O australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, está sendo procurado pela Interpol
Foto: AP

O fechamento da conta ocorreu após a divulgação de que o fornecedor de serviços de pagamentos, PayPal, através do qual WikiLeaks recebia financiamentos, tinha optado por fechar sua conta.

Devido à notoriedade de Assange, PostFinance (braço financeiro dos Correios da Suíça) decidiu verificar o endereço em Genebra que a conta havia sido aberta.

"PostFinance decidiu colocar fim a sua relação comercial com o fundador do site WikiLeaks (...). Julian Assange tinha dado informação falsa sobre seu domicílio ao abrir a conta", indicou a entidade em comunicado.

Acrescentou que ao não poder provar que está morando na Suíça, Assange não reúne os requisitos para ter uma conta bancária no PostFinance. WikiLeaks é um site especializado em revelar documentos secretos de Governos, especialmente do americano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade