PUBLICIDADE

Estados Unidos

Juíza deve dar sentença a Manning na quarta-feira, em caso Wikileaks

20 ago 2013 - 12h43
Compartilhar

A juíza da corte marcial responsável pelo caso de Bradley Manning, o soldado acusado de fornecer arquivos secretos dos Estados Unidos ao WikiLeaks, disse nesta terça-feira que pode declarar a sentença a partir da quarta-feira de manhã.

A juíza, coronel Denise Lind, revelou o calendário para proferir uma sentença em uma breve sessão do tribunal, quando começou suas deliberações sobre quanto tempo Manning deveria ficar na prisão.

Manning, um soldado de 25 anos, pode pegar até 90 anos de prisão por ter fornecido mais de 700 mil arquivos secretos, vídeos de confrontos e comunicações diplomáticas para o WikiLeaks, um site pró-transparência.

Manning, que estava trabalhando como analista de inteligência em Bagdá em 2010, quando entregou os documentos, foi condenado em julho por 20 acusações, incluindo espionagem e roubo. Ele não foi considerado culpado da acusação mais grave, ajudar o inimigo, que previa uma possível sentença de prisão perpétua, sem liberdade condicional.

Na segunda-feira, os promotores defenderam uma pena mínima de 60 anos de prisão. Os advogados de defesa alegaram que Manning deveria ter uma pena branda, alegando que ele era ingênuo, mas bem-intencionado.

(Por Medina Roshan)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade