PUBLICIDADE

Estados Unidos

Juiz revoga proibição de porte de armas em Washington

Para a Corte essa proibição é classificada como "inconstitucional"

27 jul 2014 - 13h51
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz federal americano determinou no sábado que a proibição de cidadãos comuns portarem armas em público em Washington era inconstitucional.

Em uma decisão de 19 páginas, o juiz Frederick Scullin argumentou que "não existe nenhuma base legal segundo a qual esta Corte possa concluir que a proibição total no distrito de Columbia sobre o porte de armas curtas em público fora de casa seja constitucional, sob qual forma de análise".

<p>Armas curtas, como a Pistola tamb&eacute;m est&atilde;o nessa proibi&ccedil;&atilde;o que o juiz considera inconstitucional</p>
Armas curtas, como a Pistola também estão nessa proibição que o juiz considera inconstitucional
Foto: Fabrizio Bensch / Reuters

"Por isso, a Corte considera que a proibição total de carregar armas de pequeno porte em público no distrito de Columbia é inconstitucional", conclui.

Ainda não se sabe se o acusado - o distrito de Columbia, representado pela chefe da polícia, Cathy Lanier - apelará da decisão.

Moradores de Washington entraram com uma ação depois de terem negados seus pedidos para portar armas de pequeno porte, para defesa pessoal.

A capital americana está entre os estados de Virgínia, que autoriza seus habitantes e andarem com armas sem restrições, e Marylan, onde as normas são muito mais rígidas.

Atualmente, 44 dos 50 estados do país permitem o porte livre de armas curtas, como por exemplo, a Pistola.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade