PUBLICIDADE

Estados Unidos

Jornalista dos EUA da era da Guerra do Vietnã morre aos 87 anos

28 jan 2013 - 00h40
(atualizado às 00h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Stanley Karnow, um lendário jornalista e autor americano que se destacou por sua cobertura da Guerra do Vietnã, morreu neste domingo aos 87 anos de idade em sua casa de Potomac (Maryland), devido a uma insuficiência cardíaca, informou seu filho, Michael Karnow.

Lendário jornalista e autor americano que se destacou por sua cobertura da Guerra do Vietnã morreu neste domingo aos 87 anos
Lendário jornalista e autor americano que se destacou por sua cobertura da Guerra do Vietnã morreu neste domingo aos 87 anos
Foto: AP

Também ganhador de um prêmio Pulitzer em 1990 por sua cobertura do envolvimento dos Estados Unidos nas Filipinas - que acompanhou com um documentário na rede de televisão pública PBS -, Karnow começou sua meteórica carreira jornalística como correspondente da revista Time em Paris.

Karnow foi quem reportou a morte dos primeiros dois soldados americanos na Guerra do Vietnã, um conflito armado ao qual posteriormente o correspondente se opôs.

Karnow continuou seu trabalho jornalístico através da década de 1970 para grandes publicações, como Time, os jornais The Washington Post e Saturday Evening Post, experiências que abonaram seu livro de 1983 intitulado "Vietnã: uma história", acompanhado de um documentário que obteve o prêmio Emmy.

Graduado da Universidade de Harvard, Karnow recebeu muitos prêmios ao longo de sua carreira e se tornou um dos jornalistas mais influentes de sua época e principal crítico da percepção promovida pela classe política, pela qual os EUA tinham sob controle o conflito no Vietnã.

Em 2002, Karnow foi o primeiro ganhador do famoso Prêmio Shorenstein Award, concedido a jornalistas pelas universidades de Harvard e Stanford pela cobertura do continente asiático.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade