PUBLICIDADE

Estados Unidos

Jornal revela ordens nas quais a NSA se baseia para espionar cidadãos

20 jun 2013 - 21h46
Compartilhar

O jornal britânico "The Guardian" revelou nesta quinta-feira dois documentos classificados como secretos que fornecem a base legal para as amplas operações de espionagem na internet a cargo da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).

As duas ordens, assinadas pelo Secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, detalham respectivamente como a NSA pode espionar uma "pessoa não-americana" sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (Fisa) e as salvaguardas para evitar armazenar dados de americanos, que poderiam não ser compatíveis com a Constituição.

As ordens mostram que a NSA pode obter comunicações de cidadãos ou residentes permanentes americanos que se comuniquem com um estrangeiro, mas deve omitir o nome do americano que é alvo da espionagem ou eliminar a informação.

Segundo a ordem sobre a vigilância de não-americanos, assinada por Holder em 2009 e classificada como "altamente secreta", a NSA deve assegurar-se que a "localização física" do alvo da espionagem está fora dos EUA como primeiro passo.

O segundo documento, classificado como "secreto", explica os processos para "minimizar" a "aquisição, retenção, uso e disseminação" de informação de cidadãos americanos no processo.

Estes dois documentos foram remetidos ao opaco tribunal da Fisa, que autoriza à NSA o acesso a registros telefônicos ou informação de internet, como revelaram recentemente "The Guardian" e "The Washington Post" graças às relevações de Edward Snowden, ex-técnico da NSA e da CIA (agência de inteligência americana).

O presidente Barack Obama assegurou que estes dois programas de espionagem até agora secretos não escutam as ligações telefônicas ou leem os e-mails de americanos.

No entanto, estas duas ordens apontam que a NSA e o FBI poderiam armazenar informação de americanos, desde que de maneira "despercebida" e sempre que tenha utilidade relevante para inteligência ou para evitar danos imediatos a pessoas.

Além disso, permite acessar conteúdos de comunicações de servidores ou números de telefones nos EUA se foram úteis para determinar se uma das partes está fisicamente em território americano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade