PUBLICIDADE

Estados Unidos

Jornal: NSA violou privacidade com espionagem nos EUA

16 ago 2013 - 01h49
(atualizado às 05h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência de Segurança Nacional (NSA) violou as normas de segurança ou excedeu suas funções milhares de vezes ao ano desde 2008 em programas de vigilância, informou nesta quinta-feira o jornal Washington Post.

O jornal, que cita como fonte uma auditoria interna da agência federal, ressaltou que as infrações ocorreram sobre objetivos de inteligência tanto americanos como estrangeiros dentro dos EUA.

O documento, datado em maio de 2012, registra 2.776 incidentes de armazenamento ou acesso as comunicações protegidas dos cidadãos, por e-mail ou telefone, nos 12 meses precedentes.

Além disso, o documento ressalta que a maior parte aconteceu sem intenção e muitos deles tiveram como origem erros informáticos ou erros tipográficos.

Em um dos exemplos, o documento menciona como a NSA interceptou uma "grande quantidade" de chamadas efetuadas desde Washington quando um erro de programação confundiu o código telefônico 202 (de Washington D.C.) com 20, o internacional para o Egito.

"Somos uma agência dirigida por pessoas que operam em um contexto complicado sob diversos regimes normativos, portanto, às vezes, nos encontramos no lado errado da linha", indicou ao Washington Post um funcionário da NSA.

Estas informações procedem dos arquivos divulgados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden ao Washington Post há dois meses.

Até agora, a Administração do presidente Barack Obama não ofereceu informação precisa acerca sobre o grau de cumprimento dos sistemas de supervisão destes programas de vigilância.

O próprio Obama instou há uma semana a desenvolver reformas nos sistemas de espionagem para torná-los mais transparentes e reforçar a confiança dos americanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade