PUBLICIDADE

Estados Unidos

Jornal diz que Califórnia tem reserva de água para um ano

Cientista da Nasa nega a afirmação, explicando que houve mal-entendido, apesar de seca atingir país há mais de três anos

2 abr 2015 - 11h07
(atualizado às 11h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Nas imagens capturadas pelo cientista com satélites da Nasa, é possível ver a evolução da seca no estado nos últimos anos no estado da Califórnia
Nas imagens capturadas pelo cientista com satélites da Nasa, é possível ver a evolução da seca no estado nos últimos anos no estado da Califórnia
Foto: Mashable / Reprodução

O governador da Califórnia, Jerry Brown, anunciou restrições ao uso da água nesta quarta-feira, coibindo o consumo de água em pelo menos 25%. Em meio ao recorde histórico no baixo reservatório, depois de uma seca que já dura quatro anos, um cientista da Nasa teve de se explicar após ser mau interpretado pelo jornal Los Angeles Times ao afirmar que “a Califórnia tem apenas um ano de água”. As informações são do Mashable.

O pesquisador Jay Famiglietti foi pioneiro ao usar os sistemas de satélite da Nasa para acompanhar a mudança nos reservatórios de água pelo mundo. Seus estudos mostram que a região do Vale Central da Califórnia, por exemplo, que é uma das regiões mais produtivas para o cultivo de frutas e legumes nos EUA, tem seus aquíferos subterrâneos com mais de 0,3 metros abaixo do normal, devido a busca cada vez mais desesperada por água de irrigação.

Siga o Terra Notícias no Twitter.

Policial imobiliza agressores e é aplaudido na Califórnia:

No final de março, um artigo de Famiglietti foi publicado no jornal Los Angeles Tomes com a manchete “Califórnia tem apenas um ano de água. Vai racionalizar agora?”. Depois da polêmica e do choque dos moradores do estado, o cientista explicou que apesar da seca evidente, não quis assustar e que seu verdadeiro ponto afirmar que os reservatórios de águas superficiais da Califórnia tinham garantido a quantia de um ano para o fornecimento de água, talvez mais ou menos um par de meses. 

“Mas nossos reservatórios de água de superfície não são projetados para fornecer a longo prazo, e realmente não podem deter mais do que a quantia de cerca de 3 anos. Então, depois de três anos de seca, é compreensível que os nossos reservatórios estão muito baixos”, diz.

Segundo o cientista, ainda não existe risco para o estado ficar sem água em breve, uma vez que há água suficiente em seus aquíferos para décadas. “Mas, um dos meus pontos é que estamos confiando mais pesadamente nas águas subterrâneas este ano (talvez um 85% a 90% em todo o estado), e que é preciso ser extremamente consciente, usando com moderação”, defende.

Nas imagens capturadas pelo cientista, é possível ver a evolução da seca no estado nos últimos anos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade