PUBLICIDADE

Estados Unidos

Japão pede ajuda às forças americanas estacionadas no país

11 mar 2011 - 09h44
(atualizado às 11h18)
Compartilhar

O Japão pediu às forças americanas estacionadas no país que ajudem nas tarefas de resgate após o terremoto de 8,9 de magnitude e tsunamis que atingiram o país nesta sexta-feira.

O novo ministro das Relações Exteriores, Takeiaki Matsumoto, que assumiu o cargo esta semana, fez este pedido ao embaixador americano John Roos.

Os Estados Unidos, que ocuparam o Japão depois da Segunda Guerra Mundial, são seu maior aliado, e possuem 50 mil homens estacionados no país. O presidente americano Barack Obama enviou suas condolências ao povo do Japão e afirmou que seu país está pronto para ajudá-los.

"(A primeira-dama) Michelle (Obama) e enviamos nossas mais profundas condolências ao povo do Japão, particularmente aqueles que perderam seus entes queridos no terremoto e tsunami", afirmou.

"Os Estados Unidos estão prontos para ajudar o povo japonês neste momento de grande sofrimento. A amizade e a aliança entre nossas duas nações são inquebrantáveis e só fortalecerão nossa decisão de nos matermos juntos ao povo do Japão até que supere esta tragédia".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade