PUBLICIDADE

Estados Unidos

Irmão de homem negro morto por policial pede que autoridades prestem contas

9 abr 2015 - 16h57
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O irmão de Walter Scott, um homem negro que foi morto por um policial branco em North Charleston, na Carolina do Sul (sudeste dos Estados Unidos), pediu nesta quinta-feira que a polícia preste contas e disse que espera que o incidente provoque mudanças.

O policial Michael Slager atirou oito vezes nas costas da vítima, que parecia fugir do agente depois de ter sido detida no sábado em uma blitz de rotina, segundo imagens de um vídeo gravado por uma testemunha.

O policial foi preso e acusado na terça-feira de assassinato, antes de ser expulso da polícia.

"Os policiais devem prestar contas e pensar duas vezes antes de usar suas armas e matar pessoas" declarou à AFP Anthony Scott.

"Devem pensar antes de tirar a vida de alguém de maneira tão estúpida", acrescentou, indicando que não que que Walter "seja simplesmente mais uma vítima. Alguma coisa tem que mudar".

O prefeito de North Charleston, Keith Summey, informou na quarta-feira que a cidade recebeu dinheiro para comprar uma centena de câmeras individuais destinadas a equipar os policiais uniformizados.

O incidente pode reavivar as tensões raciais nos Estados Unidos, onde nos últimos meses foram registrados muitos casos de cidadãos negros mortos por policiais brancos.

Por outro lado, pessoas que apoiam o policial iniciaram uma campanha para arrecadar fundos, explicando que o homem tem dois enteados e sua esposa está grávida. Na quinta-feira à tarde, eles haviam coletado 541 dólares de 22 doadores.

"Embora (Slager) talvez tenha cometido um erro de julgamento, tentava proteger a comunidade (...). Por favor, ajudem como puderem. Estava há cinco anos no departamento (de polícia de North Charleston) sem ser punido", argumentam .

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade