PUBLICIDADE

Estados Unidos

Interpol emite ordem de detenção contra fundador do WikiLeaks

30 nov 2010 - 22h01
(atualizado em 1/12/2010 às 02h55)
Compartilhar

A Interpol emitiu uma ordem internacional de detenção contra o fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, por supostos delitos sexuais, informou a organização policial nesta terça-feira. A ordem é uma "notificação vermelha", o nível mais alto da Interpol, divulgada para deter, mesmo que provisoriamente, pessoas procuradas internacionalmente e com fins de extradição.

O australiano Julian Assange, 39 anos, é o fundador do polêmico site WikiLeaks
O australiano Julian Assange, 39 anos, é o fundador do polêmico site WikiLeaks
Foto: EFE

Nesta terça-feira, a defesa de Assange, nascido na cidade australiana de Townsville e com paradeiro desconhecido, apelou em segunda instância na Corte Suprema sueca contra a ordem de prisão, emitida a pedido da Promotoria de Gotemburgo, na Suécia.

Trata-se do último recurso legal possível dos advogados de Assange. Na última quarta-feira, a Corte de Apelação de Svea, em Estocolmo, rejeitou sua primeira apelação contra a ordem de detenção. A Corte manteve a suspeita de estupro, mas a rebaixou à categoria de "delito menor", enquanto considerou que uma das três denúncias por assédio sexual não tinha grau de suspeita "suficientemente forte".

Assange, responsável pelo portal que acaba de revelar mais de 250 mil telegramas secretos diplomáticos dos Estados Unidos, está sendo processado por casos relacionados à sua breve estadia na Suécia, em agosto, para conferências.

Os problemas de Assange com a justiça sueca começaram em 20 de agosto, quando foi emitida uma primeira ordem de prisão contra ele por um suposto abuso sexual, decisão que foi revogada 24 horas depois pela promotora-chefe, que reduziu o caso a um delito de assédio.

No entanto, quando a diretora da procuradoria, Marianne Ny, assumiu o comando da investigação, decidiu reabrir o processo por estupro, que culminou na semana passada com uma nova ordem de prisão contra Assange.

EFE   
Compartilhar
Publicidade