PUBLICIDADE

Estados Unidos

Instituto: C. do Norte realiza testes de mísseis de longo alcance

13 nov 2012 - 06h00
Compartilhar

Um Instituto da Universidade Johns Hopkins - uma parceria entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul - afirmou ter imagens que indicam que Coreia do Norte continua desenvolvendo mísseis de longo alcance. Segundo a BBC, houve pelo menos dois testes de lançamentos em abril deste ano, um deles teria falhado.

A Coreia do Norte afirma que os lançamentos são destinados a estudos para colocar um satélite em órbita. No entanto, EUA, Coreia do Sul e Japão criticam e temem esses testes afirmando que os norte-coreanos estão desenvolvendo tecnologia de mísseis de longo alcance.

O estudo não descarta que os foguetes serviriam para ataques aos vizinhos asiáticos ou até mesmo aos EUA. Segundo o instituto, "o motivo das atividades ainda não está claro neste momento". Com o temor de que a Coreia do Norte poderia um dia usar mísseis de longo alcance para utilizar armas nucleares, Seul e Washington monitoram cuidadosamente os avanços na tecnologia de mísseis.

O relatório sugere ainda a que Coréia do Norte poderia estar aproveitando as eleições presidenciais dos EUA e da Coreia do Sul para planejar atividades de onze testes. O pleito sul-coreano acontece em dezembro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade