PUBLICIDADE

Estados Unidos

Incêndio que matou 19 bombeiros no Arizona continua fora de controle

1 jul 2013 - 18h58
(atualizado às 19h31)
Compartilhar

Cerca de 400 bombeiros continuam a combater o incêndio florestal em Yarnell, no estado americano do Arizona, que, no último domingo, matou 19 deles, o que foi considerada como a maior tragédia com estas características na história recente dos Estados Unidos.

A governadora do Arizona, Jan Brewer, qualificou a perda da equipe de bombeiros como "insuportável" e garantiu: "Oferecemos a cada um deles nossa mais profunda dívida de gratidão".

"Devemos nos lembrar sempre do constante perigo que os nossos bombeiros enfrentam apenas para nos proteger. Nunca poderemos recompensar estes 19 homens e suas famílias por seu serviço e seu sacrifício em nosso nome", acrescentou Jan entre lágrimas em entrevista coletiva oferecida na manhã desta segunda-feira.

O incêndio, que continua fora de controle, já atingiu mais de 3,6 mil hectares de Yarnell.

O porta-voz da Divisão Florestal do Arizona, Mike Reichling, afirmou nesta manhã que as condições não são muito favoráveis já que espera-se que o fogo continue em uma trajetória "errática" por causa das contínuas mudanças na direção do vento, da pouca umidade e da pouca probabilidade de chuvas.

Além disso, é esperado que as temperaturas na região variem em torno de 40°C, graças à onda de calor extremo que castigou o sudoeste dos EUA no último fim de semana.

O meteorologista do canal "Weather Channel", Jon Erdman, ressaltou que "as condições eram típicas de um pesadelo para os bombeiros: tempestades que quase não produzem chuva, ventos em transformação e imprevisíveis, e raios".

O chefe de bombeiros de Prescott, Dan Fraijo, afirmou que "o departamento se encontra em uma crise devastadora", ao ressaltar que tinham perdido 20% do total da equipe de bombeiros do departamento na tragédia.

O experiente grupo tinha trabalhado recentemente no combate de incêndios no estado do Novo México.

De acordo com as primeiras informações, os bombeiros foram surpreendidos por um incêndio súbito provocado por um relâmpago e não tiveram tempo de escapar.

As vítimas teriam utilizado cobertores de emergência para se proteger das chamas, mas por causa da magnitude do fogo esse recurso foi insuficiente.

Esse foi o incêndio que deixou o maior número de mortos na história recente de EUA, e superou o de 1994, durante o qual 14 bombeiros morreram no South Canyon, no estado do Colorado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade