PUBLICIDADE

Estados Unidos

Incêndio florestal atinge oeste dos EUA e ameaça reservas indígenas

4 jun 2013 - 08h31
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Incêndios florestais, incluindo um que pode espalhar-se a sítios arqueológicos de nativos norte-americanos no Novo México, atingiram o oeste dos Estados Unidos na segunda-feira, com o clima seco e ventos fortes prejudicando os esforços dos bombeiros de combater as chamas.

No sul da Califórnia, um incêndio florestal se espalhou por 12.140 hectares, aumentando 50 por cento de tamanho entre domingo e segunda-feira. O fogo destruiu seis casas desde que surgiu na última quinta-feira.

No Novo México, dois incêndios menores fugiram de controle em áreas separadas de deserto. Bombeiros alertaram que um deles poderia ganhar força durante a tarde seca e em consequência do vento, ao consumir pinheiros em seu caminho.

Esse incêndio mudou de direção durante a noite e agora pode se espalhar para os sítios arqueológicos de nativos americanos na Reserva Nacional Valles Caldera, disse o Serviço Florestal dos EUA.

Os locais incluem seis montes vulcânicos importantes para o povoado do grupo indígena Zia.

O fogo ameaçou as comunidades de Compton Valley, Rancho de la Cueva e Elk Valley, disse Howlett. Cerca de 50 famílias foram retiradas na sexta-feira e continuam fora de suas casas.

Separadamente, o fogo Tres Lagunas em área selvagem de Pecos, no Novo México, carbonizou cerca de 3.240 hectares e foi contido em apenas 5 por cento, disse , Dick Fleishman, funcionário de um departamento de informação sobre incêndios.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade