PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hospitalizado, pai dos irmãos Tsarnaev adia viagem aos EUA

28 abr 2013 - 11h34
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Anzor Tsarnaev se recusou a dizer onde estava, mas afirmou que não conseguiu chegar a Moscou para embarcar para os EUA</p>
Anzor Tsarnaev se recusou a dizer onde estava, mas afirmou que não conseguiu chegar a Moscou para embarcar para os EUA
Foto: Reuters

O pai dos irmãos Tsarnaev, suspeitos do atentado em Boston de 15 de abril, disse neste domingo que planejava viajar aos Estados Unidos neste fim de semana, mas foi obrigado a adiar sua viagem depois de ter sido hospitalizado na Rússia. Anzor Tsarnaev saiu na sexta-feira de Makhatchkala, capital da república russa do Daguestão, em direção a Moscou, para viajar aos Estados Unidos, mas precisou ser hospitalizado após um repentino aumento da pressão arterial, afirmou a agência Ria Novosti.

<p>Anzor Tsarnaev reforçou que ainda vai viajar, para saber "a verdade"</p>
Anzor Tsarnaev reforçou que ainda vai viajar, para saber "a verdade"
Foto: Reuters

"Estou no hospital, mas não em Moscou", declarou Anzor Tsarnaev, negando-se a indicar em que cidade se encontrava. "Devido a minha saúde, decidi adiar pelo momento minha viagem aos Estados Unidos", acrescentou à agência.

Mas, segundo afirmou à Reuters, Anzor na verdade desistiu de voltar ao solo americano. O pai dos suspeitos disse que acreditava que ele não teria permissão para ver seu filho sobrevivente.

Anzor Tsarnaev concordou com uma entrevista presencial sob a condição de que sua localização no Cáucaso do Norte não fosse divulgada. "Infelizmente não posso ajudar o meu filho de forma alguma. Estou em contato com Dzhokhar e tenho meus advogados. Eles me disseram que iriam me avisar (o melhor a fazer)", disse ele.

O pai dos irmãos Tsarnaev declarou na quinta-feira durante uma coletiva de imprensa na Rússia que desejava viajar aos Estados Unidos para "conhecer a verdade". "Quero ver meu filho mais novo e enterrar meu filho mais velho", havia acrescentado Tsarnaev junto a sua esposa Zubeidat.

<p>Zubeidat Tsarnaeva concedeu entrevista coletiva no Daguestão</p>
Zubeidat Tsarnaeva concedeu entrevista coletiva no Daguestão
Foto: AP

Esta última lançou fortes críticas contra o governo dos Estados Unidos pela morte de seu filho mais velho, Tamerlan. "Estava vivo! Que necessidade eles tinham de matá-lo? Por que? Eles o capturaram vivo", disse em inglês.

Os pais dos suspeitos foram interrogados no Daguestão pelo FBI e pelos serviços secretos russos (FSB). Anzor Tsarnaev, nascido no Quirguistão, ex-república soviética na Ásia Central, afirmou em diversas ocasiões que está convencido da inocência de seus filhos.

Suspeitos mantinham páginas e vídeos polêmicos na internet:

Os irmãos Tsarnaev, que viveram no Quirguistão e no Cáucaso russo, emigraram no início dos anos 2000 aos Estados Unidos junto aos seus pais, mas não romperam os vínculos com o Daguestão, de onde sua mãe é originária. Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev são acusados do atentado que deixou 3 mortos e 264 feridos durante a maratona de Boston de 15 de abril.

Enquanto Tamerlan, de 26 anos, foi abatido, Dzhokhar, de 19, ficou gravemente ferido no dia 18 de abril quando foi detido em Watertown, nos subúrbios de Boston, após uma impressionante operação policial. O mais novo dos Tsarnaev foi transferido na sexta-feira a um centro médico penitenciário de Massachusetts.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Com informações da Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade