PUBLICIDADE

Hospital dos EUA pede doações para operar bebê com grave má-formação

25 jun 2013 - 16h10
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Wideberla Pierre sofre com má-formação no lado esquerdo do corpo
Wideberla Pierre sofre com má-formação no lado esquerdo do corpo
Foto: EFE

Uma fundação sem fins lucrativos do Hospital Jackson Memorial de Miami (EUA) pediu nesta terça-feira US$ 95 mil em doações para cobrir as despesas da operação de uma criança haitiana de sete meses que sofre uma grave má-formação congênita. A criança, Wideberla Pierre, nasceu com linfangioma congênita, uma anomalia pouco comum que consiste na má-formação dos vasos linfáticos e produz um crescimento anormal dos tecidos do corpo.

Autocirurgias: veja casos de pessoas que operaram a si mesmas

Esta anomalia "não permite que o bebê tenha uma vida normal ou que consiga fazer atividades importantes no seu desenvolvimento, como engatinhar", informou em comunicado o programa International Kids Fund Wonderfund (IKF). "Seus pais estão desesperados para dar à única filha a oportunidade de ter uma vida normal, conseguindo o tratamento médico que ela precisa com urgência", afirmou o comunicado.

O lado esquerdo do corpo de Wideberla cresce de forma anômala e é uma "ameaça para sua saúde e seu desenvolvimento. Se esse tecido em excesso não for retirado, ele terá um impacto grave na capacidade da menina para caminhar ou ficar de pé."

Além disso, a deformação pode causar infecções graves na pele da criança, cuja família não tem seguro médico e não pode custear a operação. Por não ser residente americana, a família (que vive em Petite Anseno, no norte do Haiti) não pode recorrer aos fundos públicos disponíveis.

O IKF é um programa da Fundação Jackson Memorial que fornece tratamento médico a crianças carentes de todo o mundo que sofrem de doenças graves e que não podem ser tratadas em seus países de origem. As doações podem ser feitas pela internet na página www.wonderfund.org.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade