PUBLICIDADE

Estados Unidos

Homem é interrogado no caso de envio de cartas envenenadas a Obama

30 mai 2013 - 23h04
(atualizado às 23h23)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades dos Estados Unidos interrogam um homem em relação às cartas envenenadas com ricinina enviadas ao presidente Barack Obama e ao prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, informou nesta quinta-feira o canal NBC.

O interrogatório é para averiguar se o homem, não considerado suspeito por enquanto, tem informação sobre as ameaças a Obama e Bloomberg, de acordo com a NBC, que cita fontes policiais anônimas.

Trata-se de um homem do Texas, veterano do Exército e atual funcionário civil no Departamento de Defesa.

Uma carta com ricinina dirigida a Obama foi recebida na quarta-feira e não chegou a entrar nas instalações da Casa Branca, indicou nesta quinta-feira o Serviço Secreto, que se encarrega da segurança do presidente.

A carta a Obama era similar a outras enviadas a Bloomberg e ao escritório de Washington que abriga a organização "Prefeitos Contra as Armas", fundada e promovida pelo prefeito nova-iorquino. Parte do texto das cartas dizia: "terá que matar a mim e a minha família antes de levar minhas armas".

As três cartas foram enviadas em 20 de maio em Shreveport, Louisiana, e não tinham identificação de remetente. A polícia não encontrou impressões digitais nos documentos. Segundo o canal CNN, o FBI (polícia federal americana) está na busca de outra carta similar enviada à Agência Central de Inteligência (CIA).

Em meados de abril, uma carta com a mesma substância venenosa foi enviada ao presidente americano e ao senador republicano Roger Wicker, ambas assinadas com a frase "Sou KC e aprovo esta mensagem".

A carta dirigida a Obama foi interceptada em uma agência dos correios durante um controle rotineiro, mas criou alarme por uma possível vinculação com os atentados de Boston, o que foi rapidamente descartado. Uma terceira carta de aparência suspeita foi enviada ao gabinete do senador democrata Carl Levin em seu estado natal, Michigan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade